segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ginásio de Esportes de Acari

O Ginásio de Esportes de Acari agora tem dono específico. Não é mais da população acariense, onde as mulheres jogam vôlei nas tardes de domingo, os meninos praticam esportes, algumas pessoas caminham ao redor das quadras e crianças aprendem a andar de bicicleta.
O "Palácio dos Esportes" conhecido por todos nós, agora é de uns poucos, se não falar de um só.
Minha filha foi aprender a pedalar com sua amiguinha na quadra de fora do ginásio e um garoto quase a acertou com a bola. Até aí nada fora do comum. Os meninos brigando pela posse da quadra.
Mas, a ignorância de quem toma conta é que deixa muito a desejar. Os pais vão tomar satisfação da bolada que as filhas iam levando, vão retirando suas crias, e o zelador todo cheio de poder, grita, berra, desacata os pais que só querem ensinar suas filhas a pedalar.
Cadê a cortesia, a gentileza, a política de boa vizinhança? Nós, como funcionários públicos devemos tratar os cidadãos com respeito.  Temos leis que regem o funcionalismo público e o desacato aos cidadãos leva no minímo a um processo por danos morais.
A discussão aqui gera muitas e muitas laudas, mas vou apenas registrar o meu repúdio a esse funcionário que não cumpre com seu papel de cidadão.
O bem público é de todo cidadão pagador de seus impostos. "Meu direito termina onde o direito do outro começa."


Por: Rúbia K. A. Montenegro

II Encontro da Telessala - EMVIMS

TEMA: CULTURA E IDENTIDADE

DATA: 29/08/2011
REGENTES: Helena Francisca Meira e Maria Goretti da Silva Azevedo

OBJETIVOS:
• Criar ações que estimulem crianças e adolescentes a reconhecer, valorizar e preservar as culturas afrobrasileira, africana e indígena.
• Fortalecer a política de educação para a igualdade étnico-racial.

PAUTA

1. Entrada: chá de diversos sabores e para que servem os mesmos. Após a demonstração uma pessoa fazendo-se de curandeira, rezando a clientela toda.

2. Cartão de boas vindas com mensagem.

3. Texto para fundamentação e leitura circular.

4. Exibição do Hino Cultural ilustrado

5. Apresentação do formulário de levantamento escolar.

6. Sugestões de atividades (vídeos, álbum, oficinas, rodas de leituras, jornais, murais, pesquisas, peças de comunicações, documentário da cultura afrobrasileira).

O planejamento foi realizado pelas regentes da telessala Helena e Goretti e as supervisoras Rúbia e Lúcia.